segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Cirurgia Ortognática é a área da CTBMF que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. O tratamento com a Cirurgia Ortognática é um procedimento que requer, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico (aparelho dentário) com um tratanento cirúrgico para propiciar melhorias funcionais (vias aéreas e Aparelho Estomatognático) e estéticas na face dos pacientes que a procuram, além de abordagem multidisciplinar (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina do Sono, etc) para a obtenção de resultados positivos e estáveis.
Quando o crescimento dos ossos da face se dá fora dos padrões ideais anatômicos, pode ser corrigido pelo ortodontista (até aproximadamente os dezesseis anos de idade). Em adultos, que consequentemente não apresentam mais crescimento ósseo facial, usa-se a alternativa, em casos graves, de reposicionar os ossos da face cirurgicamente. A Cirurgia Ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico - pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo ("queixo pequeno") ou prognatismo ("queixo grande") mandibular, que consistem, respectivamente, na retrusão ou protrusão da mandíbula. Outros pacientes podem apresentar, também, problemas de crescimento na maxila somente (ântero ou retro posicionamento) ou até associados na maxila e mandíbula.
Este tipo de procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia Geral. O uso de aparelho ortodôntico é obrigatório previa, durante e posteriormente ao momento cirúrgico.  Normalmente os convênios médicos custeiam parcialmente este tipo de tratamento, o qual requer, aproximadamente, 3 semanas de recuperação pós-operatória e, com o advento da evolução técnica, permite retorno quase que imediato à função mastigatória. Esta cirurgia não deixa cicatrizes, por ser realizada por dentro da boca. Suas principais vantagens são: restabelecimento funcional (oclusal, respiratório e fonatório) e estético, aumento da auto-estima.

Vivenciei a Cirurgia Ortognática como paciente e posso testemunhar que este tipo de tratamento é um investimento (de vida) muito interessante e viável, uma vez que os benefícios são longevos e propiciam qualidade de vida adequada ao cotidiano, além de resgate social e da auto-estima e auto-confiança. Seguem as minhas fotos de antes e depois da Cirurgia (realizada em julho de 2004).



   

156 comentários:

  1. Vou ter que fazer cirurgia ortognática também. O dentista que me avaliou disse que meu caso é Classe III. Mas, não tenho como pagar pela cirurgia. Tem como fazer pelo SUS? O que devo fazer para conseguir essa cirurgia gratuitamente? Doutor, tem riscos da cirurgia deixar sequelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) A Cirurgia Ortognática é sim realizada pelo SUS. Você deve procurar, em sua cidade, o ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial de um Hospital que contemple procedimentos de Alta Complexidade. Geralmente estes hospitais estão aptos e se propoem a realizar estes procedimentos.

      2) Como qualquer outra cirurgia, existem complicações associadas à Cirurgia Ortognática. Parestesia (dormência, perda de sensibilidade) é a mais comum das complicações pós operatórias. Acomete a gengiva em que foram realizadas as incisões ("cortes cirúrgicos") e costuma desaparecer gradualmente com o decorrer de semanas do período pós operatório.

      Excluir
    2. Já to 3 anos e pedir a sensibilidade com tempo frio fica mais dormente ainda sem contar que parece que no local parece que os dentes ficaram moles

      Excluir
  2. Todo procedimento cirúrgico é passível de complicações. Em raros casos há a necessidade de se remover alguma das placas (em casos de não cicatrização ou infecção - aprox. de 5% dos casos) ou de se realizar um novo procedimento cirúrgico (Cirurgia Ortognática).

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa noite preciso fazer a cirurgia ortognatica porém tenho muito medo, já fui avaliada por dos médicos...

      Excluir
  4. Olá! Necessito realizar esta cirurgia e gostaria de informação sobre o investimento para o procedimento. email: nilza_alves1989@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. O investimento relativo aos custos engloba todo o tratamento Ortodôntico, exames, kit Ortodôntico, exames pré operatórios, honorários da equipe cirúrgica e anestesiologista, diárias de internação hospitalar, materiais de alto custo, medicações, tratamento Fonoaudiologico, exames e consultas pós operatórias.

    Estes são os gastos de um tratamento inteiramente particular.

    Impossível citar valores, tanto devido ao grande número de variáveis, quanto por questões éticas.

    À disposição.

    Grato pelo questionamento.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma dúvida. O formato do rosto muda? O meu rosto é quadrado, mas estou satisfeita com o formato, mas não com o fato do queixo ser pronunciado. Aonde posso ter uma consulta com Sr? Grata.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo questionamento!

    A manipulação cirúrgica permite alterações tridimensionais da face (altura, largura e profundidade). Se uma de suas exigências é a manutenção do formato original da face, isto pode SIM ser trabalhado. Inclusive existem softwares de planejamento digital que fazem uma previsão do resultado final do tratamento.

    O contato do consultório é 85 96081564.

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Oi ! é necessário antes usar aparelho ortodôntico antes de realizar a cirurgia? ou pode ser utilizada só depois? Quando eu for passar por esse procedimento o sr será o meu cirurgião! rsrs. Grata.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Boa pergunta!

    É sim necessário utilizar Aparelho Ortodôntico antes, durante e depois do procedimento cirúrgico. Uma técnica atual foi proposta com a utilização de aparelho apenas no período pós operatório e os resultados obtidos foram bastante desagradáveis. Desta forma, a modalidade de tratamento ideal consiste, ainda, em associação de tratamento Ortodôntico pré, trans e pós cirurgicamente.

    Espero ter respondido sua dúvida e agradeço a escolha.

    Atenciosamente,

    Dr. Breno Benevides

    ResponderExcluir
  10. Dr, sou de Fortaleza e queria saber se a Unimed cobra os gastos hospitalares e quanto tempo em média se da todo o processo da cirurgia, quanto tempo de aparelho antes e depois. Meu sonho é essa cirurgia, usei aparelho por 10 anos com a dr Glória Martins, ela sempre me ofereceu para fazê-la mas devido aos custos no passado era quase impossível. Hoje creio q possa ser viável mas o que me dificulta é o tempo pois eu trabalho viajando. Se preferir, pode me passar as informações por email e quem sabe posso agendar uma consulta. O email é delamonicamilla@hotmail.com

    ResponderExcluir

  11. Olá Sra. Camila,

    Esta situação pela qual você está passando é bastante corriqueira. Por vários motivos as pessoas podem não realizar o tratamento cirúrgico na época do primeiro tratamento Ortodôntico, o que seria considerado IDEAL. Logicamente, com o passar dos anos a Cirurgia ficou bem mais acessível e não são poucos os relatos semelhantes ao seu.

    Respondendo aos seus questionamentos:

    SIM, a Unimed arca com as despesas hospitalares e cirúrgicas. Contudo, não arca integralmente com todo o tratamento. Tratamento este que também inclui outros profissionais (Ortodontista, Fonoaudiólogo, etc.)

    De uma forma geral, o preparo ortodôntico leva de 6 a 24 meses. Após realizada a cirurgia, pelo menos mais 6 meses de tratamento Ortodôntico costuma ser realizado (estamos falando em aproximações).

    Enfatizo que a disciplina e a motivação são fundamentais para o bom transcorrer de todo o processo. Normalmente as manutenções do aparelho  ortodôntico são mensais e as visitas ao cirurgião ocorrem trimestralmente.

    Espero ter ajudado de alguma forma e me coloco à sua disposição.

    O telefone da clínica é 85 96081564


    Grato,

    Dr. Breno Souza Benevides
    Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

    ResponderExcluir
  12. Por favor, o sr. poderia me indicar um hospital que realiza essa cirurgia pelo sus? Meu sonho é fazer essa cirurgia! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Joseane,

      Em Fortaleza, os hospitais que sei que realizam este tratamento pelo SUS são: Instituto Dr José Frota, Hospital Waldemar de Alcântara, Hospital Universitário e Hospital Santa Casa de Misericórdia.
      Sugiro que procure rapidamente o mais próximo ao seu domicílio. Geralmente há uma extensa lista de pacientes em situação similar à sua.
      Espero ter ajudado!

      Atenciosamente.

      Dr. Breno Souza Benevides

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Doutor o Sr saberia informar se o Hapvida cobra os gastos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laysa. Assim como os outros planos, cobre parcialmente os gastos do tratamento (veja os comentários anteriores).

      À disposição.

      Dr. Breno

      Excluir
  14. Doutor, você conhece algum hospital no sul do Ceará que realiza este procedimento?
    Agradeço por ter este blog, está sendo muito útil pra mim.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não conheço nenhum serviço em sua região que seja referência em tratamento de deformidades dentofaciais. Conheço ótimos cirurgiões que atuam em Juazeiro do Norte.

      Atenciosamente.

      Dr. Breno Benevides

      Excluir
  15. Olá Dr. Breno, após o preparo de minha documentação ortodôntica, alguns ortodontistas me explicaram que meu caso é cirúrgico e estou enquadrado na classe 3. Pois bem, após verificar alguns dados para a realização cirúrgica, que ficará em torno de 18 mil reais, incluindo todos os gastos. Valor no qual não condiz com minha realidade financeira e está aquém do meu orçamento familiar. Neste caso preciso realmente do ajuste oclusal do arco maxilar com o mandibular em razão da protuberância mandibular inferior que além de fins estéticos, vem me causando alguns desconfortos e dores na articulação. Desde o ano 2000, que estou buscando pelo menos a correção dos meus dentes, porém sou destimulado pelos profissionais da saúde por não ser viável apenas a correção dos dentes, porque ficará mais desproporcional ainda. Moro na região norte do Brasil, no estado do Tocantins, cidade de Araguaína e o pior de tudo que o estado não tem um centro qualificado para resolver o meu caso, dessa forma estou totalmente desamparado e mesmo com todas essas dificuldades que tenho ao longo desses anos, estou disposto a resolver meu problema e procurar auxilio em outro Estado do país que possa resolver meu caso. Por favor preciso apenas de informações no seu estado no sentido de meu dar um direcionamento para que eu possa realizar essa cirurgia pelo SUS. Atenciosamente, Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      Realmente o tratamento ortodôntico voltado ao tratamento combinado (aparelho e cirurgia) tem características diferentes daquele realizado de forma isolada, quando não há indicação cirúrgica.
      Eu realmente desconheço a situação da sua cidade, especificamente, então não posso te orientar nesse sentido. Certamente a distância geográfica a outras cidades mais distantes é um fator complicador, já que existe a necessidade de acompanhamento próximo do paciente com os prpfissionais envolvidos no tratamento.
      De qualquer forma, envie-me por e-mail um resumo da sua documentação, para que eu possa avaliar de maneira apurada ok?

      À disposição,

      Dr. Breno Benevides

      Excluir
  16. Dr. Breno
    Fiz minha cirurgia há mais de seis anos com outro doutor, mas meu maxilar está torto para direita. Está me incomodando muito. Posso refaze-lá? Gostaria de agendar uma consulta por telefone (queria saber se é possivel refazer).

    Atenciosamente Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzanna,

      Sendo bastante direto: sim! É possível revisar (ou refazer) um tratamento realizado há alguns anos, embora não seja a situação usual. É importante entender o motivo pelo qual ainda existe um maxilar torto.

      Estou à sua disposição. Fique à vontade para ligar (99984135) - falar com Helena.

      Atenciosamente,

      Dr. Breno Benevides

      Excluir
    2. Dr. Breno.
      Grata pela rápida resposta. Amanhã mesmo agendarei uma consulta.

      Atenciosamente Suzana

      Excluir
    3. Dr. Breno;
      A mentoplastia poderia ser uma opção? (vc faz a mentoplastia?) Poderia melhorar o aspecto? Ou a ortognatica pode corrigir? (e fazer alguma outra correção necessária). Bom, vou marcar a consulta, para esclarecer minhas duvidas e ver qual melhor procedimento).

      Atenciosamente Suzana

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do diagnóstico, Suzanna. Daí a importância da avaliação clínica e dos exames. A mentoplastia é sempre uma opção.

      Até breve!!

      Excluir
  18. http://www.grupouninter.com.br/revistasaude/index.php/saudequantica/article/view/330
    Olá Dr.
    Segue um artigo sobre uma nova abordagem na conduta de terceiros molares. Caso queira montar um curso juntos ai em Fortaleza estamos a disposição.
    Att
    Dra Ana Karine

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr.
    Gostaria de saber se o uso do aparelho antes da cirurgia tem que ser acompanhado por sua equipe ou pode ser pela destista que já me acompanha?
    Quanto custa mais ou menos todo o tratamento (em media)
    E se vocês parcelam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Patrícia,

      O tratamento ortodôntico pode sim ser realizado pelo dentista que já lhe acompanha, desde que o mesmo tenha a capacidade técnica necessária para tal (nem todos os ortodontistas têm boa experiência em casos combinados, assim como nenhum profissional é completo em tudo).

      Impossível falar em valores e formas de pagamento. Realmente depende da peculiaridade de cada situação, individualmente.

      Obrigado.

      Excluir
  20. Necessito fazer essa cirurgia tenho alguns exames aqui desde 2005 meu sonho ter dentes perfeitos onde fica a clínica

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!

    Saberia me informar qual hospital, aqui no RJ e pelo SUS, realiza a cirurgia de Disjunção Orto Cirúrgica com Distrator e a Cirurgia Ortognática.

    Desde já obrigado pela atenção.

    Meus contatos:
    aleixo_lessa@yahoo.com.br
    21 96409-7279 Wathzap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente desconheço a realidade da sua cidade e região.
      Desejo-lhe boa sorte.

      Excluir
  22. Dr sofri uma fretura na mandibula e quero retirar as placas existe alguma contra indicação? Como é o procedimento... agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      Inicialmente, tenho que te afirmar que raras são as situacões em que a remoção do material de fixação está indicada.

      Uma vez que exista esta indicação ou simplesmente o desejo de se remover esta aparatologia, envolve um procedimento cirúrgico que não costuma trazer muitas complicações. Logicamente nenhum procedimento clínico - cirúrgico pode ou deve ser negligenciado!
      Espero ter sanado sua dúvida.
      Dr. Breno Benevides

      Excluir
  23. Leitores,

    Faço questão de deixar todas as perguntas abertas a acesso irrestrito, pois muitas dúvidas se repetem.

    Fico bastante satisfeito com tantas perguntas que surgiram, todas bastante pertinentes.

    Sintam-se à vontade para continuar interagindo, perguntando, relatando experiências.

    Caso eu não responda prontamente, muito em breve eu responderei.

    Dr. Breno Benevides

    ResponderExcluir
  24. Dr. Minha esposa fez uma cirurgia ortognatica aqui em São Luís ma a um mês e até agora só consegue abrir a boca 2 centímetros e ficou um pouco torto pra direita isto é normal ou houve algum problema nesta cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As nuances de características pós operatórias devem ser questionadas diretamente ao cirurgião da sua escolha, tanto por questões éticas quanto pela especificidade de cada caso.
      Sucesso!
      Dr. Breno Benevides

      Excluir
  25. Doutor meu afilhado tem prognatismo mandibular, o sus faz a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz! Em Fortaleza os hospitais que fazem este tipo de cirurgia foram citados em comentários anteriores.

      À disposição

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Dr. Breno, eu me chamo Thays e tenho que fazer essa cirurgia, mais não tenho condições de fazer particular, sou de Juazeiro do Norte-ce. Como faço?

    ResponderExcluir
  28. Thays, você deve procurar a unidade básica de saúde (posto de saúde) mais próxima à sua casa, relatando seu problema e a necessidade de realizar cirurgia para correção de deformidades dos maxilares pela especialidade Cirurgia Bucomaxilofacial. Desta forma, será emitida uma guia de referência para um hospital que possa recebê-la (algum dos que eu citei em comentários anteriores, infelizmente não conheço nenhum que realize este tipo de cirurgia na região sul do estado). Atualmente, no estado do Ceará, está sendo implantado o sistema CRESUS, em que a consulta é marcada com dia e horário de atendimento. Espero que você tenha sucesso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  29. Doutor, me ajude, Queria saber hospitais que eu posso fazer essa cirurgia "grátis" pois quando soube do preço fiquei desanimado. Já faço tratamento ortodôntico e ele disseram que meu caso era cirurgico.
    Outra dúvida Dr, Pra fazer pelo SUS, eu tenho que fazer a inscrição ou eu já posso ir em algum hospital agendar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme já dito em comentários anteriores, os hospitais Fortalezenses que realizam este tipo de cirurgia pelo SUS (que eu conheço) são: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Instituto Dr José Frota, Hospital Universitário Walter Cantideo, Hospital Waldemar de Alcântara e Hospital Santa Casa de Misericórdia.
      O trâmite do encaminhamento a partir da unidade básica de saúde se encontra exatamente no meu último comentário, ao responder o último questionamento.
      Boa sorte e sucesso!
      Dr. Breno Benevides

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Tenho 17anos já posso passa pela a cirurgia ?

    ResponderExcluir
  31. Tenho 16 anos. Posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovens, a época ideal para a realização deste tipo de cirurgia é após a obtenção da completa maturidade óssea. Em alguns casos específicos, a cirurgia pode ser realizada algum tempo antes. Não existe uma idade específica (varia de pessoa para pessoa). Mas, de uma forma geral, para os rapazes, esta "idade mínima" seria do período de 17-18 anos. Exames específicos podem ser realizados neste sentido.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      À disposição.

      Breno Benevides

      Excluir
  32. Olá Doutor Breno.
    tenho 23 anos, sou de Fortaleza, e desde os 10 anos tento resolver meu caso, que sim, precisa da cirurgia, pois meu queixo se projeta pra frente. Sempre que tentava pelo menos, corrigir o problema dos dentes que são tortos, me deparava com o problema na mandibula, pois os médicos não queriam iniciar o tratamento ortodôntico, alegando que não obteriam sucesso devido a necessidade da cirurgia. Como não tinha condições financeiras para realiza-la, cheguei a essa idade carregando esse problema, porém agora em 2015, fiz um plano odontologico e eles iniciaram o tratamento ortodontico, mas sempre frizando que só resolverão a questão dos dentes e o queixo continuará do mesmo jeito, porém confesso que estou com medo de que não resolva nada, e eu só perca tempo e dinheiro, já estou usando o aparelho há 8 meses, e agora estou decidida a fazer essa cirurgia,tenho plano unimed e acredito que isso irá me ajudar. na sua clinica tem convenio ? e como já tenho o kit ortodontico e já estou usando aparelho para corrigir a posição dos dentes, se eu mudasse de médico eu teria que começar tudo de novo ? Fico no aguardo. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Priscila,
      Conforme havia escrito anteriormente, o tratamento de aparelho quando se opta por realizar cirurgia é um. Quando não se opta por realizar a cirurgia, o tratamento de aparelho é outro. Não me ficou claro ppr qual tipo de tratamento você optou. São muitas nuances, enfim.
      Os dados do consultório estão à disposição na página inicial do site.
      À disposição.
      Dr. Breno Benevides

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. Doutor, o meu caso é o tipo 3. Gostaria muito fazer a cirurgia mas não tenho condições financeiras. Posso até arcar com tratamentos odondologicos como aparelho. O senhor sabe ne dizer se em Criciúma ou em SC e tem um hospital que faça esse procedimento. Aguardo respostas. Maickye_allesson@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Maikye,
      Infelizmente não conheço nenhum serviço específico em sua região. Recomendo que procure a Secretaria Municipal de Saúde para obter tal informação.
      Desejo-lhe boa sorte e que persista em sua procura.
      Atenciosamente,
      Dr. Breno

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Olá Dr. me Lucélia estou no tratamento ha um ano e três meses, minha cirurgia é em Março deste ano no IJF, mas agora estou ficando com um pouco de medo de ter complicações após a cirurgia, se tiver pode me disser quais? ultimamente cinto muito dor de cabeça será que está relacionada a minha mordida? sou classe lll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Lucélia,
      As principais complicações relacionadas a Cirurgia Ortognatica são: inchaço, limitação de abertura bucal, limitação da dieta e dormência.
      Vários são os motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver dores de cabeça. A desorganização da mordida é apenas um deles. Sugiro que você procure relate este quadro aos profissionais que conduzirão seu procedimento. Estou certo de que ocorrerá tudo da melhor maneira possível.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Lucelia,como foi sua cirurgia? vale a pena fazer pelo SUS? eh seguro?

      Excluir
  36. Olá Dr. Sou a Bia , Gostaria de saber se em sobral tem algum hospital que realiza essa cirurgia pelo sus. Se o senhor puder responder, agradeço. Meu caso e classe III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia,
      Infelizmente não conheço nenhum serviço na sua cidade que realize tal procedimento pelo SUS.
      Seguem nos comentários anteriores os locais em que você poderá procurar seu tratamento na cidade de Fortaleza.
      Boa sorte!

      Excluir
  37. Olá doutro, o hospital geral realiza essa cirurgia? consegui entra na fila de espera pelo sus, para avaliação. O Senhor sabe dizer se demora muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O HGF dispõe sim de uma equipe especializada em Cirurgia Bucomaxilofacial e realiza cirurgias ortognaticas. Quanto tempo leva, como funciona, como se dá a logística eu não sei informar, uma vez que eu não faço parte daquele serviço.

      Boa sorte!

      Excluir
  38. Gostaria primeiramente de parabenizar o senhor pela excelente explicação das fases da cirurgia ortognatica. Creio que você lembra de mim, sou Luiz André, me consultei com você no CEO de Paracuru, fui hoje (06/05) fazer uma avaliação na Santa Casa de Misericórdia com a Dra.Vera (como o senhor recomendou). Se não for oportuno, gostaria de um modo de me comunicar com o senhor (What's App, Facebook etc) para lhe deixar a par de tudo. Desde já sou grato. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, André. Estou nas mídias sociais, aonde você pode me encontrar pelo meu nome completo e segue meu e-mail: brenosbenevides@gmail.com

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Humberto,

      Faço parte do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Sabta Casa de Misericórdia de Fortaleza, a qual atende pacientes com demanda de Cirurgia Ortognatica (e todas as outras da especialidade) pelo SUS, mediante referenciamento.

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Como posso conseguir uma cirurgia de deformidade dento facial pelo sus? E em que hospital de Fortaleza realiza essa cirurgia pelo sus?

    ResponderExcluir
  42. Como posso conseguir uma cirurgia de deformidade dento facial pelo sus? E em que hospital de Fortaleza realiza essa cirurgia pelo sus?

    ResponderExcluir
  43. Cara Tatiana,

    As respostas que você procura estão nos comentários anteriores.

    Atenciosamente e à disposição

    ResponderExcluir
  44. Caros leitores, caso prefiram tirar dúvidas de forma privada, podem fazê-lo através do meu e-mail: brenosbenevides@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Olá Dr.Breno,estou tentando conseguir cirurgia ortognatica( mordida cruzada) pelo SUS, estou na fila de espera na Santa Casa De Fortaleza, sabe me dizer se demora muito? Se é uma cirurgia agressiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O tempo de espera dura o período da sua preparação ortodôntica e o transcorrer das cirurgias já agendadas do serviço.
      É uma cirurgia que envolve manipulação de tecidos moles e ósseo, vias aéreas superiores, sob anestesia geral. Como qualquer outra cirurgia, está associada a fatores de risco e complicações.
      Sugiro que tire suas dúvidas com seu cirurgião.
      À disposição

      Dr Breno

      Excluir
  46. Olá doutor Breno, meu caso de prognatismo tipo 3, por quanto mais ou menos custa a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível falar sobre valores e orçamento. Tanto pelas inúmeras variáveis de cada caso, quanto, principalmente, por questões éticas. Repito, como já dito em comentários anteriores: este espaço é restrito a dúvidas relativas às nuances clínicas dos tratamentos por cirurgia Ortognatica. Jamais serão mencionados valores de custos ou orçamentos. Os valores de qualquer tipo de tratamento só podem ser definidos após estudo aprofundado de cada caso e de forma pessoal.

      Atenciosamente,

      Dr Breno Benevides

      Excluir
  47. Olá Dr.Breno,
    Desde 2013 faço tratamento para a correção da minha mordida, pois o meu queixo é pra frente, e nunca deu certo..já fui em vários ortodontistas, mas eles se negam a colocar aparelho em mim, e falam que o meu caso é de cirurgia,decidi que irei fazer a cirurgia, mas gostaria de saber como é o processo de preparação para a cirurgia? Se é agressiva? E se inchara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 1. No processo de preparo para a cirurgia P tratamento de aparelho visa o correto posicionamento dos dentes em suas arcadas já prevendo o posicionamento final dós cirúrgico.

      2. Sim! O inchaço facial sempre ocorre, mas é minimizado com a utilização de compressas e medicações potentes que já iniciam a ser administradas antes mesmo da cirurgia iniciar.

      Atenciosamente

      Excluir
  48. Olá gostaria de saber se a cirurgia ortognatica tem pelo SUS? E se é dificil de consegui-lá? Sou de Fortaleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Liandra,

      Leia nos comentários anteriores os hospitais de Fortaleza que dispõem de equipes de Cirurgia Bucomaxilofacial e realizam cirurgia Ortognatica pelo SUS.

      Boa sorte!

      Excluir
  49. Dr. Breno, bom dia!

    Preciso realizar a ortognática para correção da mandíbula, porém, meu queixo tbm cresceu de forma irregular (torto para a esquerda). Na ortognática, a correção do queixo tbm é realizada, ou deve ser feito outro procedimento?

    Desde já, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr Leocádio!

      Sim, a correção do queixo desviado também é realizada no mesmo procedimento.

      Obrigado pela pergunta.

      À disposição.

      Excluir
  50. É dificil de conseguir essa cirurgia pelo sus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Eu não diria que é difícil. Hoje há vários serviços que fazem este tipo de cirurgia. Há 10 anos atrás, por exemplo, praticamente não havia esta disponibilidade.
      Infelizmente, como a demanda é grande, o tempo de espera costuma ser longo.

      À disposição.

      Excluir
  51. Olá,
    Tenho mordida cruzada, e sinto muitas dores de ouvido, de cabeça e dores no maxila, tem algo haver com o meu problema essas dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, provavelmente há inter-relação entre a sintomatologia que você refere ao mau funcionamento e desarranjo da sua mordida e das suas articulações.
      Logicamente, um profissional especialista deve ser consultado.

      À disposição.

      Excluir
  52. Caríssimo Dr. Breno Benevides! Fiz um tratamento ortodôntico para alinhamento dentário e após quatro anos de tratamento não houve resultado satisfatório, então procurei um esteticista bucal para aumentar o tamanho dos meus dentes superiores pois os mesmos aparecem pouco com o sorriso e após solicitação de exames complementares foi constatado que o problema não é ortodôntico e sim esquelético com medias maxilo-mandibular diminuídas e rotação anti horária para cima e para frente. Então o profissional ortodontista orientou-me a procurar um ortognata buco maxilo-facial. Sou de João Pessoa-PB e gostaria de saber se o Senhor realiza cirurgia para correção harmônica da face neste caso devolvendo a exposição de meus dentes superiores e corrigindo minha oclusão cruzada posterior unilateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alixandre,

      Pelo que entendi, já foi notado por outros profissionais que o Sr apresenta déficit maxilar, com pouca exposição dos dentes da frente e mordida cruzada posterior de um lado. Certamente há outros achados associados.

      Existe sim a necessidade de avaliação e correto diagnóstico para a condução adequada da sua situação.

      Estou à sua disposição, em Fortaleza.

      Atenciosamente.

      Excluir
  53. boa tarde....as cirugias realizadas pelo SUS,em Fortaleza, sao seguras? vc as indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cirurgia ortognática pode se valer da Bichectomia como técnica cirúrgica complementar.

      Obrigado e à disposição.

      Excluir
  54. a cirurgia ortognatica pode ser realizada em conjunto com a cirurgia de bichectomia?

    ResponderExcluir
  55. Caro leitor,

    Sim, todas as equipes que realizam cirurgia ortognática nos hospitais de Fortaleza as realizam de forma segura (desde a logística, equipamentos, material humano, infra-estrutura, etc.). Eu indico SIM estes serviços.

    ResponderExcluir
  56. Olá,
    Gostaria de saber, qual é o hospital de Fortaleza que realiza cirurgia ortognatica pelo SUS com contribuente?

    ResponderExcluir
  57. Não entendo o termo "contribuente".
    Mais acima estão listados todos os hospitais de Fortaleza que realizam este tipo de cirurgia pelo SUS.

    Boa sorte e à disposição.

    ResponderExcluir
  58. Olá Dr.Breno,
    Tenho mordida cruzada anterior e laterognatismo classe 3, passei 4 anos fazendo tratamento para a correção da minha mordida e nunca deu certo, e agora vou começar o preparo para a cirurgia ortognatica e estamos desorientadas em relação ao processo de preparação, como é feito essa cirurgia, se é agressiva etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O ideal, realmente, seria que um cirurgião tivesse realizado uma avaliação sua desde o início do tratamento.
      Agora que você está determinada a realizar a cirurgia, com certeza deve procurar um cirurgião bucomaxilofacial da sua escolha (este profissional é quem vai te dizer todas essas dúvidas que você tem a respeito do tratamento cirúrgico - veja nos meus comentários anteriores).
      Estou à sua disposição, em Fortaleza.
      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Obg!
      Para ir pro hospital batista memorial precisa de encaminhamento?

      Excluir
  59. Sim! Para todos os hospitais são necessários encaminhamentos.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  60. o seu consultório atende pelo ISSEC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      As consultas no consultório são apenas particulares. O ISSEC (assim como outros convênios médicos) cobre parcialmente custos de cirurgias hospitalares.
      Contato 32638627 - atendente Helena.

      À disposição.

      Excluir
  61. Olá,
    Gostaria de saber se pra realizar a ortognatica com você, tem que ser com algum ortodontista de sua confiança? E se você pd ter contato com outros ortodontistas de outras cidades, daqui do Ceará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Não existe a obrigatoriedade de o ortodontista ser da minha equipe. Logicamente, é recomendável que o ortodontista tenha experiência em situações orto-cirúrgicas.
      Sim, conheço vários ortodontistas que trabalham nas cidades do interior.

      À disposição.

      Excluir
  62. Tenho 17 anos e preciso fazer uma cirurgia ortognatica...em que parte de fortaleza fica a clínica de vocês? Preciso muito....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Entrar em contato com a Helena (atendente) no telefone 32638627.

      O consultório fica na Aldeota - Harmony Medical Center sala 1910.

      brenosbenevides@gmail.com

      À sua disposição!!

      Excluir
  63. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  65. Ola Doutor, necessito e desejo fazer a cirurgia ortognatica, já consultei alguns dentistas, inclusive orto e todos afirmam que seria bom fazer a ortognatica, porem há um detalhe, eu não uso e não quero usar aparelho meses antes da cirurgia, talvez no maximo uns 3 meses com o aparelho antes da cirurgia e o pós-cirurgia, eu nao me importo de usar pois sei que será por pouco tempo. Eu quero saber se é possível fazer a cirurgia sem o uso do aparelho pois já li que pode ser feito, mas sua opiniao me interessa. Agradeço desde já e gostaria de uma consulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Phillip,

      A possibilidade de realizar a cirurgia Ortognática sem o tratamento ortodôntico prévio (ou curto período de tratamento ortodôntico) é restrita a casos bastante específicos e selecionados (daí a necessidade de avaliação minuciosa e individualização de cada situação). Geralmente não traz bons resultados a realização desta técnica, por isto é tão pouco utilizada.
      Por favor, preste atenção na escolha do seu cirurgião: nem todos os cirurgiões que realizam cirurgia ortognatica possuem conhecimentos apurados e atualizados em oclusão dentária e tampouco Ortodontia. Por favor prestar atenção também ao conflito de interesses dos cirurgiões que não cobram honorários cirúrgicos porque recebem comissão das empresas que fornecem material de alto custo ou então porque são empresários e contratam sua própria empresa (que nem sempre utiliza o material adequado) para o fornecimento deste material.
      Estou à sua disposição em Fortaleza, no Harmony Medical Center sala 1910, (85)32638627 atendente Helena.
      Obrigado!

      Excluir
  66. Olá doutor eu tbm uso o aparelho ortodontico a 6 meses, para o preparo da cirurgia ortognatica e queria saber se com pelo menos 1 ano e 6 meses de uso do aparelho já pode realizar a cirurgia?(Eu n tenho paciencia pra esperar 3 anos,pois eu necessito)E se na cirurgia é feito a expansão e o descruzamento juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sara,
      Cada ser humano tem a sua peculiaridade. Algumas pessoas têm um tratamento de preparo mais curto e outras pessoas precisam de um período mais longo (depende da complexidade de cada caso).
      Em algumas situações são necessárias duas cirurgias: uma para a expansão da arcada dentária superior (quando a arcada é bastante estreita) e outra para a correção da deformidade em relação aos planos vertical e horizontal. Mas, quando esse estreitamento da arcada superior é muito pequeno, todas as correções necessárias podem ser realizadas com apenas uma cirurgia (isto não acontece em todos os casos).
      Atenciosamente e à sua disposição,
      Breno

      Excluir
  67. Olá!
    Eu gostaria de saber se com o uso do aparelho para quem tem mordida cruzada anterior, cruza ainda mais a mordida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      O que ocorre é exatamente isto: o problema existente fica ainda mais acentuado no período do preparo ortodôntico.
      Mas não se preocupe, pois o problema é corrigido com as movimentações ósseas durante o ato cirúrgico.
      Obrigado pelo questionamento.
      Atenciosamente e à sua disposição!

      Excluir
  68. Boa noite!
    Gostaria de saber se a Santa Casa De Fortaleza oferece a cirurgia ortognatica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, oferece! Mas momentaneamente novas admissões de pacientes estão suspensas, devido ao grande número de pacientes que ainda estão aguardando cirurgia.

      À disposição.

      Excluir
    2. em relação a sua resposta : Gostaria de saber se no ano de 2017 novos pacientes poderão tentar uma vaga pelo SUS na santa Casa de Fortaleza?


      Anteciosamente, suzana

      Excluir
    3. Olá Suzana,

      Devido ao grande número de pacientes, as novas admissões em praticamente todos os serviços de Cirurgia Bucomaxilofacial para Cirurgia Ortognática estão momentaneamente suspensas. De qualquer forma, seria interessante comparecer à unidade básica de saúde mais perto da sua casa e marcar uma consulta em algum destes serviços, nem que seja para entrar em uma fila de espera.

      Não há um limite específico de idade para realização de Cirurgia Ortognática. De qualquer forma, para toda cirurgia eletiva (que se opta por realizar por escolha própria) o ideal é realizar na época de adulto jovem o mais precocemente possível (até mesmo para se aproveitar os benefícios da cirurgia a longo prazo).

      À sua disposição,

      Excluir
  69. Olá Dr. Breno Benevides,
    Meu nome é Suzana soares ,tenho 27 anos, tenho mordida cruzada e meu lábio superior e muito para dentro .Sendo que uso aparelho a 8 anos, gostaria de saber qual a idade máxima que pode ser realizada uma cirurgia ortognatica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há limite máximo de idade, desde que haja saúde. O limite mínimo seria após o atingimento da maturidade e desenvolvimento do esqueleto (mesmo assim, há exceções).

      Obrigado e à disposição!

      Excluir
  70. Oi,
    Gostaria que me explicasse se quedas fortes na infância que machuque a parte da boca, pode causar mordida cruzada futuramente?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Uma fratura mandibular que envolva a articulação têmporo-mandibular pode ocasionar distúrbios do crescimento do queixo. Em geral, quando isto ocorre, leva a um mal desenvolvimento (queixo curto).

      À disposição,


      Excluir
  71. Dr.breno,
    Eu tenho laterognatismo, mordida cruzada anterior e a arcada dentaria pequena, com esses tres procedimentos na cirurgia,sai muito mais caro? Vc acha que é dificil de conseguir pelo sus? E como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não obrigatoriamente a complexidade da situação clínica em si está associada a um valor mais alto do procedimento cirúrgico. Realmente cada situação precisa ser avaliada de maneira individualizada.

      Por favor leia os comentários anteriores a respeito de encaminhamentos para serviços hospitalares públicos em Fortaleza.

      À sua disposição.

      Obrigado!

      Excluir
  72. Vc sabe os dias que a santa casa faz avaliações para a cirurgia ortognatica? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quando a consulta é marcada através da sua unidade básica de saúde, data e hora da consulta são informados.

      Atenciosamente.

      Excluir
  73. Oi vc sabe me dizer quanto é a avaliação para a cirurgia ortognatica na santa casa de fortaleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há cobrança para consulta inicial. O encaminhamento vem da unidade básica de saúde (antigo chamado posto de saúde).

      Excluir
  74. Com quantos anos mulheres podem fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir da maturação do esqueleto da face. Normalmente, a partir dos 16-18 anos de idade.

      Obrigado e à disposição!

      Excluir
  75. Olá dr! Eu uso aparelho já faz bem uns quatro ou mais anos e durante esse tempo só fui acompanhada por dentista, agora é que eu por mim mesmo fui ao posto de saúde e pedi encaminhamento e me mandaram pro HGF. O senhor sabe algo a respeito das realizações cirúrgicas lá? Agora vou ter que passar quanto tempo praticamente num tratamento cirurgião/dentista? Minha mordida é cruzada e acaba que a mandíbula é torta pro lado esquerdo e um lado é a frente da parte de cima e outro é mais pra dentro, bem junto com os de cima, o que o senhor diz sobre o procedimento que será feito? A recuperação pode durar muito a ter dor? Pode ficar dormente "pra sempre"? Toma remédios no pós? Tô com medo e muito indecisa.

    ResponderExcluir
  76. O HGF é um hospital credenciado do SUS e faz tratamentos cirúrgicos de excelência na área de cirurgia ORTOGNÁTICA sim. Nas outras perguntas já se encontram as respostas a vários dos seus questionamentos. O ideal, agora, é ir à consulta com o cirurgião e tirar as dúvidas que sejam referentes à sua situação específica. Somente após uma análise detalhada é possível fazer uma precisão.
    Desejo sorte e tudo de melhor no seu tratamento.
    Obrigado.
    À disposição.

    ResponderExcluir
  77. Heloisa
    Dr eu comprei meu kit de aparelhos no dia que fui colocar o Dr disse que meu caso era uma cirurgia BMF mas eu vou usar o aparelho.
    Eu faço a cirurgia primeiro depois eu coloco o aparelho ou coloco o aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso esta cirurgia em questão seja a Cirurgia ORTOGNÁTICA, certamente o tratamento ortodôntico será iniciado antes.
      Leia com atenção as questões anteriores.
      Obrigado e à disposição

      Excluir
  78. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  80. Olá, doutor. Meu nome é Thays, e sou estudante de Fonoaudiologia. Desde os 10 anos de idade uso aparelhos, primeiro o móvel e posteriormente o fixo. A Dra. que deu inicio ao meu tratamento falou que provavelmente eu não precisaria realizar a cirurgia. Passei para outro dentista, já que o efeito do primeiro aparelho foi satisfatório. Não resolveu 100%, porém fora notória a diferença. Esse segundo dentista também não me aconselhou fazer a ortognatica, no meu caso, então deixei de lado. Agora tenho 18 anos, e como faço fono essa vontade voltou. Quero um conselho do dr, se devo ou não fazê-la porque de fato, meu queixo não é não para a frente e tenho medo de depois ficar ainda pior. Não sinto dores na ATM, apenas enxaquecas devido à pressão e estética, mesmo ninguém percebendo tal problema. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Thays,

      Compreendo a sua angústia. Eu não tenho subsídios para lhe orientar, sem conhecê-la ou compreender o seu contexto clínico. Sugiro que procure um profissional especialista para sanar suas dúvidas, compreender as vantagens e desvantagens deste tipo de tratamento.

      Boa sorte e conte comigo!

      Excluir
  81. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  82. Tenho necessidade de realizar essa cirurgia tenho queixo torto sinto dores no ouvido, gostaria de saber em média o valor e as formas de pagamento.vasconceloscharlene5@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. Dr Breno

    O ISSEC cobre essa cirurgia? Sou funcionário do estado e conveniado a esse plano, e sim e no caso sou do interior do Ceará, a ortodontista tem que ser de fortaleza caso tenha que fazer na capital?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir