segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dentes Inclusos

Dente Incluso, também denominado Dente Retido, é um dente que, mesmo quando completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se no interior do osso, totalmente rodeado por mucosa ou tecido ósseo e mucosa.

Aprofundando o tema:
As inclusões mais frequentes ocorrem com dentes que fazem erupção mais tardia, principalmente os terceiros molares (popularmente chamados de "sisos"). Têm como fatores relacionados com a inclusão dental:
  • Deficiência de desenvolvimento maxilar ou mandibular associada ao tamanho dos dentes (coroa/raiz) originado a falta de espaço na arcada.
  • Condensação óssea, limitando o movimento de erupção normal do dente.
  • Fibromucosa espessa ou sua inflçamação.
  • Anquilose ("retenção exacerbada") de dentes temporários alterando a cronologia de erupção.
  • Alteração da posição dos dentes permanentes devido à falta de tratamento conservador dos dentes temporários.
  • Presença de dentes supra-numerários ("dentes a mais")
  • Acredita-se que doenças como anemia, distúrbios endócrinos e nutricionais favorecem as inclusões dentárias por agirem sobre o desenvolvimento ósseo. Enfermidades metabólicas do cálcio (raquitismo e múltiplas síndromes que apresentam anomalias de erupção dentária).
Indicações para a remoção de dentes retidos (preventivas e curativas)
  • Dificuldades na higienização na região de segundos e terceiros molares promove a instalação de doença periodontal e caries, podendo comprometer a permanência desses elementos dentais se não forem diagnosticadas e tratadas.
  • Finalidades protéticas: dentes inclusos devem ser removidos antes da confecção de próteses dentárias, para não comprometer sua estabilidade futura.
  • Cistos e tumores odontogênicos podem surgir quando estão presentes os dentes inclusos, por conta de uma possível degeneração patológica do tecido que os formou
  • A inclusão dos terceiros molares inferiores na região do ramo mandibular origina uma área com menor quantidade de tecido ósseo aumentando a fragilidade da mandíbula diante de um impacto, podendo ocasionar fratura de mandíbula.
  • Pacientes que necessitam de alterações de posicionamento de dentes vizinhos, por meios de técnicas ortodônticas (aparelho dentário). A presença de terceiros molares pode interferir no tratamento.
As contra-indicações para a remorção de dentes inclusos envolvem basicamente o estado físico geral do paciente. Em pacientes debilitados, aguardamos o momento oportuno para a intervenção.
Nos processos agudos locais, quando os benefícios potenciais forem maiores que as complicações e riscos potenciais, deve-se realizar o procedimento; caso contrário, o procedimento deve ser adiado, ou mesmo não realizado.

As recomendações pós operatórias básicas são:

1) Não fazer enxágue bucal por 24 hs, para evitar sangramentos;
2) Manter higiene oral satisfatória, evitando friccionar a escova dental apenas sobre a região dos pontos;
3) Manter repouso por, ao menos, 03 dias. Atividades físicas intensas devem ser evitadas por até 14 dias;
4) Realizar compressas geladas nas primeiras 48 hs após a cirurgia;
5) Realizar alimentação líquida e pastosa gelada, por um período mínimo de 03 dias.





A cirurgia para remoção de dentes retidos não deve ser banalizada. A aparente facilidade técnica de sua realização tem levado a um aumento significativo do número de complicações, muitas delas graves, principalmente quando performadas por profissionais não habilitados. Procure sempre um profissional especialista!

5 comentários:

  1. Meu filho foi colocar aparelho e no raio x foi visto um dente interno,na gengiva, o dentista disse que teria que fazer uma cirurgia com bucomaxilofacial. Ele disse que ele só poderia usar aparelho depois da cirurgia. Queria saber se é grave e complicado esse problema?

    ResponderExcluir
  2. Quanto custa uma cirurgia deste tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Mileide,

      Valores e orçamentos apenas de maneira particular e pessoalmente.

      Atenciosamente e à sua disposição,

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sra. Mileide,

    O ideal é que seu filho seja avaliado por um especialista.

    Atenciosamente e à disposição.

    ResponderExcluir